Com os inúmeros avanços tecnológicos, muitas instituições sofrem com o excesso de informações, sendo imprescindível a aplicação da gestão da informação para administrar esse caos informacional do mundo digital. Muitas vezes as informações estão armazenadas em equipamentos de informática de forma não integrada, espalhadas em seus bancos de dados, dificultando seu acesso e, conseqüentemente, o desempenho das atividades necessárias ao pleno funcionamento da instituição. Devido à proliferação de arquivos eletrônicos produzidos individualmente pelos professores, alunos e funcionários, sem o intuito de compartilhamento de informações, e de várias aplicações de bancos de dados, desenvolvidas ao longo do tempo para atender a demandas específicas, falta, a essas instituições, uma visão global de seus próprios dados e informações.
Recentemente, surgiu um novo conceito, o portal corporativo, é uma evolução das atuais intranets. É uma plataforma que integra pessoas, sistemas, serviços e conteúdo corporativo em um ambiente único e personalizado, sob a ótica da Gestão do Conhecimento e se constitui em um único ponto de acesso a todos os recursos de informação e conhecimento em uma instituição.
Suas características são:
- Totalmente baseado na tecnologia web, ou seja, acessado via navegador (Internet Explorer, Firefox, etc);
- Publicação descentralizada de conteúdo;
- Permite fácil integração de sistemas web e acesso a bancos de dados (relatórios por exemplo);
- Acesso personalizado a conteúdo e serviços;
- Interface dinâmica e personalizável;
Atualmente a Faculdade Agronomia conta com um portal centralizado no Núcleo de Informática, voltado a alguns setores da instituição. Passando o impacto inicial desta implementação, e preciso mais do que tecnologia e design para manter o público-alvo. Um fator que merece ser visto pela mesma, por sua extrema importância em qualquer solução de portal é a governança dentro deste ambiente. Descentralização e delegação de poder para que os funcionários e professores possam facilmente incluir dados, informação e conhecimento nos portais corporativos é algo bem endereçado conceitualmente e com bom suporte de ferramentas tecnológicas, todavia processos de governança precisam ser construídos e implementados.
Neste contexto atual de modernidade as empresas principalmente aquelas que apresentam informação em tempo real, como portais de informação e de tecnologia, não podem ficar desatualizadas. Atualmente usuários da Internet esperam por resultados cada vez maiores em relação ao conteúdo e, principalmente ao tempo de consulta e atualização dos sites. Ao encontro dessa realidade, empresas têm adotado ferramentas de atualização dinâmica de informação aplicada os portais de tecnologia.
As páginas estáticas aos poucos estão sendo, substituídas por sistemas de gerenciamento de conteúdo conhecido Sistema de Gerenciamento de Conteúdo é conhecido pela característica de possuir uma grande quantidade de funções presentes em seus módulos.
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