segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Agrophytos SAAT - Sistema Agronômico de Alta Tecnologia - PortalRuralSoft.com

Vale a pena dar uma conferida, não somente pelo fato de se tratar de um software que possui um gerenciador de banco de dados notável, mas também porque emite vários relatórios úteis.
Agrophytos SAAT - Sistema Agronômico de Alta Tecnologia - PortalRuralSoft.com

Banco de Dados e Suas Aplicações



Com a globalização, os meios de comunicação são cada vez mais sofisticados e a tecnologia muda a cada momento. Precisamos manipular dados e transformá-los em informações precisas para tomar decisões sem erros, que fazem gerar lucros e crescimento.

Pois é, o que isso tem a vê com banco de dados, se não tiver como guardar essas informações para formar estratégias, com certeza os objetivos não serão atingidos. O banco de dados precisa dar o suporte às operações diárias da empresa, auxiliando o trabalho e produzindo resultados.

Uma definição mais precisa de Banco de Dados não existe formalmente, contudo pode-se dizer que:

a) Um Banco de Dados é uma coleção logicamente coerente de dados com um determinado significado inerente. Isto significa que um conjunto aleatório de dados não pode ser considerada um Banco de Dados.

b) Um Banco de Dados é projetado, construído e composto por um conjunto de dados
para um propósito específico. Existe um grupo de usuários ou algumas aplicações pré-concebidas onde estes dados serão utilizados.

c) Um Banco de Dados representa aspectos de uma parte restrita do mundo real, denominado de mini-mundo. Alterações que ocorra no mini-mundo são refletidas no Banco de Dados.

Resumindo, um BD representa uma fonte de onde informações são derivadas, possui um nível de interação com eventos que ocorrem no mundo real, e uma audiência que está interessada em seu conteúdo.

Os programadores precisam produzir aplicações precisas para conversarmos com esses dados, as aplicações precisam ter mecanismos para toda a hierarquia da empresa, abrangendo-a como um todo, um ERP, visando à integração de toda a empresa. Os analistas de sistema devem fazer projetos para o cruzamento das informações, onde com apenas um relatório podemos ter uma noção de todo o andamento dos trabalhos. Os bancos de dadas para essas aplicações devem ser projetados bem detalhadamente, verificando cada etapa, utilizando os mecanismos de classificação, relacionamentos, normatização e outros processos que visam a integridade e confiabilidade dos dados.

Um exemplo prático do uso do eficiente do banco de dados é uma aplicação web de comércio eletrônico, o usuário (cliente) ao cadastrar no site, o sistema pede informações sobre gostos e interesses que possuem, ao acessar a página em outro dia, aparece uma listagem de itens que o cliente mais gosta, ou seja, grava um histórico de operações e mostra ao cliente seus produtos preferidos com base nessas informações, aumentando a chance de um novo pedido. As aplicações web são projetadas para isso, um exemplo, eu compro um livro de programação sobre ASP.NET, o sistema grava essa compra e outras, mais tarde é lançado um livro novo de uma nova versão dessa linguagem, então o sistema automaticamente envia um e-mail para mim com itens personalizados, de meu interesse, também ao acessar a página é mostrado uma janelinha com produtos e promoções, percebeu a importância do uso do banco de dados.

Um fato interessante aconteceu com um amigo meu, ao visitar uma cidade no interior de Minas Gerais ele hospedou-se em um hotel, onde registrou sua entrada no sistema, a recepcionista (muito simpática) apresentou-se e perguntou se queria quarto com suíte, taxi para o dia seguinte e outros itens pessoais para cadastro. Então ele falou, preciso de um taxi amanhã cedo às 6 horas para o centro, a recepcionista agradeceu e desejou-lhe uma boa estadia. “Até aqui você percebeu como o relacionamento com cliente é importante para a empresa” bem no outro dia, na hora marcada, o taxi estava aguardando ele na porta do hotel, “que qualidade no atendimento”, tudo bem, no mesmo dia ele foi embora, seguiu para a cidade onde reside satisfeito.

Um ano depois, esse meu amigo precisou ir a essa mesma cidade para participar de um congresso, ele então ligou para o mesmo hotel, ao atender o telefone a recepcionista disse, bom dia Fulano, como vai, “chamou ele pelo nome”, então ele reservou uma quarto, quando ia desligar a ela concluiu, vai querer taxi para o mesmo horário senhor.

Estava vendo com é importante usar e guardar informações, certamente esse hotel tem uma equipe bem treinada de tecnologia da informação, onde fazem projetos para melhorar cada vez mais os processos de trabalho, usando técnica de CRM para cativar sempre seus clientes. O uso e administração do banco de dados possibilitaram essa interação, as informações ficaram guardadas, quando o cliente ligou para o hotel, o sistema identificou seu nome através do seu número de telefone, mostrando todas as informações das hospedagens anteriores, possibilitando um atendimento personalizado e de qualidade.

Outro exemplo, no desenvolvimento de aplicações empresariais modernas, é uma loja de computadores e periféricos, que sempre precisa de produtos para pronta entrega. O sistema é desenvolvido para gerar estoque mínimo, ao chegar a determinada quantidade, gera automaticamente um pedido de compra pela internet.

Bem, como funciona essa compra feita pelo sistema, simples, no banco de dados já existe as informações dos fornecedores, então o sistema lança os pedidos para os fornecedores e aguarda a chegada dessas informações, após isso o próprio sistema vai analisar a melhor proposta e fará o pedido automaticamente, funciona como um leilão, a melhor oferta ganha. Pensa que acabou, não, depois do pedido feito, o sistema emite o pagamento através de transferência bancária, concluindo o trabalho.

Um ponto importante a ser citado é a segurança na transmissão desses dados, deve-se usar criptografia. Também controlar acesso lógico e físico, gerenciar backups com o objetivo de salvaguardar a vida de uma empresa, a base de dados.

Agora você sabe que o banco de dados pode fornecer inúmeros meios para simplificar, automatizar e melhorar cada vez mais o processos dentro de uma organização, visando o crescimento, mais controle e administração eficiente.

Fonte: http://analistati.com/banco-de-dados-e-suas-aplicacoes/

Exemplos de alguns softwares agropecuários que utilizam banco de dados para a coleta de novos dados e a aplicação.

ADM RECEITUÁRIO :
Empresa: Agrisoft
O ADM RECEITUÁRIO traz um banco de dados sobre produtos fitossanitários (Agrotóxicos) com receituário agronômico. É uma adaptação do WINFIT-2000, elaborado pelo Laboratório de Agro-Informática do Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária (BIOAGRO) e pelo Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa - UFV-MG. O programa trabalha correlacionando informações gerais e específicas dos produtos fitossanitários oficialmente registrados no Ministério da Agricultura, IBAMA e órgãos estaduais. Trata dos aspectos legais, químicos, toxicológicos, ambientais e de saúde. Contém dados sobre os princípios ativos, modos de ação, formas de utilização e aplicação, interrelacionados com culturas, pragas, doenças, plantas invasoras, banco de fotografias, vídeos técnicos, dados estatísticos das empresas e Receituário Agronômico.

CLIQSOLO III :
Empresa: JBT
O que é: O CliqSolo 3 é um aplicativo desenvolvido especialmente para profissionais da Agronomia que trabalham com o manejo da fertilidade do solo e nutrição de plantas, servindo como suporte às decisões técnicas desses profissionais. O que faz: Interpreta análises de solo e tecidos vegetais, com apresentação de recursos visuais e gráficos para facilitar o entendimento das interpretações; facilita os cálculos envolvidos nas recomendações de corretivos e fertilizantes, tanto de doses quanto de custos; e permite a impressão de laudos e diversos relatórios gerenciais, com apresentação visual exclusiva e de alta qualidade.

DEMETER-NET :
ERP para empresas cerealistas, cooperativas, sementeiras, revenda de insumos e maquinas agricola. Software nativo da intenet, com uma nova proposta. Mostra que o antigo conceito de software precisa chegar ao patamar de método orientada à resultados. Em uma nova sociedade onde a informática e a informação é poder, software deixa de se ser um conjunto de programas. Além de conhecer a tecnologia, desenvolver e instalar programas, o fornecedor de software precisa conhecer do seu negócio, interagir com seus colaboradores e prestadores de serviço. Para que uma operação dispare o resto (sonho de todo empresário), o software precisa estar preparado para falar a língua dos homens e entender que muito mais que um conjunto de programas , software é o resultado da relação direta entre colaboradores, administradores e informática unidos em um único foco, gerando informação para tomada de decisão. O Demeter-Net utiliza recursos atuais, disponibilizando novas tecnologias para impulsionar empresas do agronegócio em um período onde investimentos em modernização estão fazendo a produtividade brasileira disparar ano a ano. Além de investir na lavoura precisamos olhar para a realidade da empresa analisando nossos recursos , produtos, clientes/fornecedores, colaboradores e estratégias.

RCN8 AGRO :
Empresa: RCN8 Tecnologia
Sistema de gestão para fazendas agrícolas. Controle toda sua produção passando pelas funcionalidades: Plantio, Colheita, Manutenção de Benfeitorias, Manutenção de Máquinas, Serviços na Lavoura, Gastos em geral, Receitas em geral, Relatórios gerenciais e muito mais.

sábado, 27 de agosto de 2011

Uso de Banco de Dados nas Ciências Agrárias

Uma boa aplicação de ferramentas de gerenciamento e análise de dados nas ciências agrárias, bem como em qualquer área de trabalho, torna o processo de pesquisa e extenção rural mais ágil e eficiente.
A atividade agronômica compreende a busca e reunião de uma grande quantidade de informação, e o uso correto e eficás dessa informação define o sucesso ou fracasso do projeto agrícola, seja ele de extenção ou pesquisa. Neste contesto, estar de posse de um bom sistema de gerenciamento de dados; tanto na área pessoal como de tecnologia; se torna item obrigatório na atividade agrícola familiar ou comercial do nosso país.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Utilização de Banco de Dados na Agronomia.

Com os inúmeros avanços tecnológicos, muitas instituições sofrem com o excesso de informações, sendo imprescindível a aplicação da gestão da informação para administrar esse caos informacional do mundo digital. Muitas vezes as informações estão armazenadas em equipamentos de informática de forma não integrada, espalhadas em seus bancos de dados, dificultando seu acesso e, conseqüentemente, o desempenho das atividades necessárias ao pleno funcionamento da instituição. Devido à proliferação de arquivos eletrônicos produzidos individualmente pelos professores, alunos e funcionários, sem o intuito de compartilhamento de informações, e de várias aplicações de bancos de dados, desenvolvidas ao longo do tempo para atender a demandas específicas, falta, a essas instituições, uma visão global de seus próprios dados e informações.
Recentemente, surgiu um novo conceito, o portal corporativo, é uma evolução das atuais intranets. É uma plataforma que integra pessoas, sistemas, serviços e conteúdo corporativo em um ambiente único e personalizado, sob a ótica da Gestão do Conhecimento e se constitui em um único ponto de acesso a todos os recursos de informação e conhecimento em uma instituição.
Suas características são:

  • Totalmente baseado na tecnologia web, ou seja, acessado via navegador (Internet Explorer, Firefox, etc);
  • Publicação descentralizada de conteúdo;
  • Permite fácil integração de sistemas web e acesso a bancos de dados (relatórios por exemplo);
  • Acesso personalizado a conteúdo e serviços;
  • Interface dinâmica e personalizável;

Atualmente a Faculdade Agronomia conta com um portal centralizado no Núcleo de Informática, voltado a alguns setores da instituição. Passando o impacto inicial desta implementação, e preciso mais do que tecnologia e design para manter o público-alvo. Um fator que merece ser visto pela mesma, por sua extrema importância em qualquer solução de portal é a governança dentro deste ambiente. Descentralização e delegação de poder para que os funcionários e professores possam facilmente incluir dados, informação e conhecimento nos portais corporativos é algo bem endereçado conceitualmente e com bom suporte de ferramentas tecnológicas, todavia processos de governança precisam ser construídos e implementados.
Neste contexto atual de modernidade as empresas principalmente aquelas que apresentam informação em tempo real, como portais de informação e de tecnologia, não podem ficar desatualizadas. Atualmente usuários da Internet esperam por resultados cada vez maiores em relação ao conteúdo e, principalmente ao tempo de consulta e atualização dos sites. Ao encontro dessa realidade, empresas têm adotado ferramentas de atualização dinâmica de informação aplicada os portais de tecnologia.
As páginas estáticas aos poucos estão sendo, substituídas por sistemas de gerenciamento de conteúdo conhecido Sistema de Gerenciamento de Conteúdo é conhecido pela característica de possuir uma grande quantidade de funções presentes em seus módulos.


Fonte: http://www6.ufrgs.br/agronomia/novo/index.php?p=ninfa/ninfaprojeto.php


O que é um Banco de Dados?

Um banco de dados é uma ferramenta para coletar e organizar informações. Os bancos de dados podem armazenar informações sobre pessoas, produtos, pedidos ou qualquer outra coisa. Muitos bancos de dados começam como uma lista em um programa de processamento de texto ou planilha. Conforme a lista cresce, começam a aparecer redundâncias e inconsistências nos dados. Os dados se tornam difíceis de entender no formato de lista, e há limitações nas maneiras de pesquisar ou puxar subconjuntos de dados para analisar. Quando esses problemas começam a aparecer, é conveniente transferir os dados para um banco de dados criado por um sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS, Database Management System), como o Office Access 2007.

Um banco de dados computadorizado é um contêiner de objetos. Um banco de dados pode conter mais de uma tabela. Por exemplo, um sistema de rastreamento de inventário que usa três tabelas não é três bancos de dados, mas um banco de dados que contém três tabelas. A menos que ele tenha sido criado especificamente para usar dados ou código de outra fonte, um banco de dados do Access armazena suas tabelas em um único arquivo, junto com outros objetos, como formulários, relatórios, macros e módulos. Os bancos de dados criados no formato do Access 2007 têm a extensão de arquivo .accdb, e os bancos de dados criados em formatos anteriores do Access têm a extensão de arquivo .mdb. Você pode usar o Access 2007 para criar arquivos em formatos de arquivo anteriores (por exemplo, do Access 2000 e do Access 2002-2003).


Fonte: http://office.microsoft.com/pt-br/access-help/nocoes-basicas-do-banco-de-dados-HA010064450.aspx